Livros de História são apenas livros de histórias.

2:48:00 da tarde



A primeira exigência para o ingresso no curso de História é o gosto pela leitura e pela escrita, considerando que a maior parte dos registros para pesquisa são encontrados nesse estilo. Para pessoas que amam essa arte tão importante para humanidade, não há problemas em encarar grossas encadernações durante toda vida, mas alguns possuêm um trauma que vem desde o Ensino Fundamental porque enxergam em um historiador, ou em um professor de Humanas, um idoso com óculos garrafais, uma xícara de chá em meio a vários livros e documentos velhos e empoeirados com cheiro de guardado.
Porém, felizmente, esse quadro está mudando gradativamente com a ajuda de alguns historiadores e escritores, graças às - cada vez mais recentes, publicações de livros que contam a História do Brasil e do mundo de uma maneira simples e deliciosa. A maioria das pessoas passa longe de livros históricos por encararem tal objeto apenas como um recurso didático e não pensam como pode ser interessante e super prazeroso o conteúdo de tais obras.
A realidade é simples: um livro de História é apenas um livro que conta histórias. Não é algo que precisa ser temido, se trata apenas de relatos de cada época da humanidade e não de milhões de datas e nomes que você deve decorar.
Os maiores exemplos são obras como: 1808, 1822, Histórias Íntimas e Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, que como vocês podem observar pelos títulos são obras completamente históricas, mas que caíram no gosto popular.
Ainda não está convencido de que é um livro como qualquer outro? Que tal A Menina Que Roubava Livros? É uma história fictícia que tem grande valor histórico por se passar na Alemanhã da Segunda Guerra Mundial.
E depois desse super discurso a minha dica é: encare até suas apostilas para estudos de História  e de Geografia como livros que contam histórias que fundamentam a nossa atualidade, curiosidades que podem mudar o seu pensamento e te ajudar a entender o que acontece ao seu redor.
Se você lembra de todos os acontecimentos super importantes de Harry Potter ou da Saga Crepúsculo, por que não vai lembrar de acontecimentos que têm ligação com a sua vida e o lugar onde vive?

You Might Also Like

3 pitacos

  1. Eu super concordo com seu texto, livros de história são importantes, não só para quem estuda, mas pra sociedade em geral, História nos faz entender nosso passado, até nosso presente e nos faz querer mudar nosso futuro, tentando não cometer os mesmos erros antigos. Os livros sobre isso são meros livros de histórias, só que são histórias reais, que aconteceram e que são importantes nós sabermos.
    Enfim, apoio essa ideia de lermos mais livros de história, e não falo isso só por que sou fascinada por essa matéria. rs

    Beijos ><
    Meu outro lado

    ResponderEliminar
  2. É ótimo saber que existem leitoras que compartilham desse meu amor pela História! *-*

    ResponderEliminar