Modinha comestível.

5:37:00 da manhã


Quem hoje em dia nunca ouviu falar em Cupcakes?
Mesmo que você não saiba o que é, com certeza já escutou esse nome em algum lugar e deve ter achado a coisa mais cool do momento, certo? Sim, os cupcakes andam realmente em alta, mas não são nada além de bolos em miniatura tipicamente americanos, que por seu tamanho e sua facilidade de preparo, ficaram mundialmente famosos por suas decorações lindas e criativas. Essas fofuras estão sendo os preferidos para lanches, encontros e festas já que possuem uma gama super diversificada de sabores e estilos.
Isso deve ser difícil, né!? Que nada! Até você pode dar uma de confeiteiro em casa. Não sabe como? Peguem essa receitinha com carinho e dedicação e já para cozinha inventar carinhas, decorações, e o que mais vier à cabeça em cima desses bolinhos!




Modo de preparo:


No verso do pacote da mistura vem tudo explicadinho. Se você tiver meia caixa de leite aberta e meio pote de margarina a receita sai sem problema algum. Se a marca da sua mistura não pedir o fermento, eu aconselho uma colher de café. Bata tudo na batedeira por uns 5 minutos (repetindo: algumas coisas mudam de marca para marca) até a mistura ficar bem homogênea.
Pré aqueça o forno por uns 10 minutos e coloque as forminhas em um tabuleiro grande o suficiente para que seus bolinhos não fiquem grudados um no outro, porque assim eles não ficarão redondinhos e ainda correm o risco de se misturarem.
Se você tiver forminhas para muffins, pode colocar uma forminha de papel dentro dessa de muffin ou usar aquelas para empadinhas mesmo. Caso contrário use umas 2 ou 3 forminhas juntas para que a massa não escorra e seu cupcake não vire um bolo recheado com papel.


ATENÇÃO: Jamais coloque mais do que meia forminha de massa porque se não seu cupcake vai transbordar!!! Se você for recheá-lo, coloque um pouco menos de meia forminha por causa do volume. 


Feito isso, leve ao forno por um período entre 30 e 45 minutos, respeitando a temperatura de 180 graus.
Cada pacote de mistura para bolo rende em torno de 20 cupcakes na forminha de número 0.


Recheando depois de pronto:


Se seu recheio não for extremamente sólido, ou se você não quiser que ele derreta, você vai precisar abrir seu cupcake para rechear. Não é difícil. Basta fazer uma tampinha mesmo, retirar um pouco do miolo do cupcake e tacar recheio nele!
Para facilitar seu trabalho já existem aparelhinhos próprios para esse tipo de trabalho, como injeções de doces, cortadores e furadores. Como eu já disse, uma boa pesquisada lhe trará bons frutos e muita diversão!


Como assim? Não tem nem receita para a cobertura. That's the point, amores!
A grande graça do cupcake é a facilidade em decorar e criar coisas diferentes por ser um bolinho compacto que pode ser feito em diversos tamanhos (quanto maior o número da forminha, menor o cupcake). Foi justamente pela cobertura que eles se tornaram tão famosos e por isso não há regra para essa parte. Você pode simplesmente usar um bom brigadeiro de panela com granulado, ou gastar um tempinho conversando com a moça da loja de confeiteiro sobre bicos, materiais e outros jeitos de "customizar" seu bolinho.
Os mais usados são o glacê real (aquele que você conhece desde que nasceu) e a pastilagem americana (aquela massinha que cobre a maioria dos bolos de casamento). E eles podem ser misturados. Você pode fazer um coração de pastilagem e colocar em cima de uma grande gota de glacê ou chantilly. Outra ótima pedida são os confetes, que hoje em dia podem ser encontrados em diversos formatos e sabores.
Se você não quer ter muito trabalho com a cobertura fazendo algo simples, mas quer que seus cupcakes sejam lindos, é só caprichar na hora de escolher as forminhas. Assim como os confetes é possível achar vários tamanhos, formatos, cores, estampas e texturas.


Abaixo vocês podem ver vários tipos de cupcakes, do mais simples aos mais elaborados. Inspirem-se!
Nem preciso dizer que fiquei completamente APAIXONADA por esses dos livros, né?!! *-*
E então? Está esperando o quê pra fazer lindos cupcakes e me mandar as fotinhas?

You Might Also Like

3 pitacos

  1. Oi amiga, gostei da receita, mais da trabalho fazer esses desenhos todos, e coberturas hehehe
    prefiro comprar!!!

    Ando preguiçosa ultimamente!!!

    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. @mila

    Eu acho super bacana fazer cupcakes, mas é programinha pra tarde com amigos e tal. Fazer pra deixar em casa, eu não acho que valha a pena.

    Preguiça justificada! hehe
    beijos

    ResponderEliminar
  3. adorei sua dica, muito lindo seu trabalho.

    ResponderEliminar